Dia Mundial da Obesidade
A obesidade é uma doença crônica, com aumento na prevalência em todas as faixas etárias nos últimos 40 anos e, atualmente, representa um grande problema de saúde pública no mundo.
A nutricionista da Secretaria de Saúde de Pouso Redondo, Bruna Taufenbach, explica que a obesidade pode ser originada por diversos fatores, como inatividade física, consumo excessivo de calorias e de alimentos ultraprocessados, fatores sociais e ambientais, sono insuficiente, disruptores endócrinos, ambiente intrauterino, uso de medicamentos obesogênicos e status socioeconômico, dentre outros.
A obesidade está relacionada ao aumento do risco para outras doenças como as do coração, diabetes, hipertensão arterial sistêmica, doença do fígado e diversos tipos de câncer (como o de cólon, de reto e de mama), problemas renais, asma, dores nas articulações, entre outras, reduzindo a qualidade e a expectativa de vida.
Além disso, as evidências apontam a obesidade como importante fator de risco para a forma grave e letal da Covid-19.
As melhores escolhas para obter um peso adequado (perder peso) e saudável são sempre a reeducação alimentar, a prática regular de atividade física e a adoção de outros hábitos de vida saudáveis.
O ideal é adotar a reeducação alimentar e incorporar novos hábitos ao cotidiano familiar, de forma gradativa, de modo que quem quer perder peso possa descobrir novos prazeres em alimentos e preparações saudáveis.