Perfil da Cidade

Dados sobre o Município

Prefeito: Rafael Neitzke Tambozi

Presidente da Câmara: Josane da Silva

Secretaria Regional: Rio do Sul

Associação de Municípios: AMAVI

Gentílico: Pousoredondense

Dada de emancipação política: 23/07/1958

Data de comemoração: 23 de Julho

Principais atividades econômicas: Agricultura, indústrias cerâmica e moveleira

IDH: 0,786 (fonte: PNUD)

Coeficiente FPM: 1 (fonte: STN)

Índice ICMS: 0.21811 (fonte: SEF – SC)

Fuso horário: UTC-3

Habitantes: 17.712 (IBGE/2019)

Eleitores:  11.264 (TSE/2019)

PIB: R$ 483.992.000,00 (IBGE/2018)

Características do Município:

O município de Pouso Redondo está situado na região do Alto Vale do Itajaí, galgada parte da Serra Geral a 249 km de Florianópolis (capital do Estado) na zona subtropical a 27º 15′ 29” de Latitude Sul e a 49º 56′ 02” de Longitude Oeste e numa altitude de 354 Metros acima do nível do mar.

Possui uma área total de 362,4 km² , sendo que 25 km² são área Urbana e 337,4 km², área Rural (fonte: IBGE). O clima é mesotérmico úmido com verão quente, apresentando temperatura média anual é de 18, 4ºC, com máxima de 36°C e mínima de 6°C e precipitação total anual de aproximadamente 1.300 milímetros.

O município é banhado pelo Rio das Pombas numa extensão de 26,6 km e rio Pombinhas, extensão de 16,1 km. O relevo é constituído de superfícies planas, onduladas e montanhosas, pertencente a bacia superior do rio Itajaí e Serra Geral, trecho central, degraus em camadas, com denudação periférica.

O solo possui fertilidade e textura variáveis de acordo com a origem desses sedimentos, predominando neles a fração silte, ocorrem em relevos planos e suave ondulados próximos aos rios. Em outra extensão o solo possui baixa fertilidade, de textura normalmente argilosa e em relevo forte ondulado e montanhoso.

O município limita-se:
– Ao norte com os municípios de Rio do Oeste, Mirim Doce e Taió;
– Ao sul com os municípios de Otacílio Costa e Trombudo Central;
– Ao oeste com o município de Ponte Alta;
– Ao leste com os municípios de Trombudo Central e Braço do Trombudo.

Temos ainda os seguintes bairros/localidades: Alto Paleta, Alto Pombinhas, Alto Rio de Traz, Arno Siewerdt, Arroio Grande, Aterrado, Barra do Aterrado, Barro Branco, Boa Vista, Boa Vista 2, Centro, Corruchel, Ervinha, Fachinal, Independência, Lageado Grande, Leopoldo Mees (antiga Fadel), Paleta, Pinheiro, Pombinhas, Pouso da Caixa, Progresso, Ribeirão Vassoura, Rio das Pombas, Rio de Traz, Saltinho, Salto Pombinhas, Santa Isabel, Santa Rita, São Bernardo, São Miguel, Serra Azul, Serra do Aterrado, Serra dos Ilhéus, Serra Grande, Sitio Peters, Sumidor, Taquaroçu, Vila Adelaide, Vila Planalto.

Colonização de maior representação na região tem origem entre alemães e italianos. População está em torno de 14.810 habitantes e 10.847 eleitores.