Agosto Lilás
O Centro de Atendimento Educacional, Social e Cultural Professora Guiomar Claudino dos Santos Sôra (CAESC), com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, a assistente social Jaqueline Kraemer, a psicóloga Francieli Chaves e os educadores, trabalharam com o tema Agosto Lilás, mês de combate à violência contra a mulher.
A Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, surgiu da necessidade de inibir os casos de violência doméstica no Brasil. O nome foi escolhido em homenagem à farmacêutica cearense Maria da Penha Maia Fernandes, que sofreu agressões do ex-marido por 23 anos e ficou paraplégica após uma tentativa de assassinato.
A violência contra a mulher, muitas vezes, é compreendida apenas quando ocorre agressão física. No entanto, ela também ocorre quando a vítima é submetida a diversos outros tipos de violência, como psicológica, patrimonial, sexual, moral e financeira.
As denúncias de violência contra a mulher podem ser realizadas pelo número 180, canal gratuito que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana e em qualquer lugar do Brasil. O anonimato é garantido.