Professores participam de curso de contação de história

Professores da rede municipal da Pouso Redondo participaram de um curso de contação de história, realizadas na Unidade do Sesc em Rio do Sul.

A oficina abordou técnicas utilizadas para incrementar a contação de histórias, como histórias com varetas, coletiva, em verso, interativa, com avental, com uso de fantoche, etc. O curso falou também sobre o contador de histórias tradicional e o contador moderno, embasado nos ensinamentos de Walter Benjamin (1987) em “O narrador”, além de transitar pela poesia e estabelecer diálogo com os fundamentos do letramento literário, que é a forma de aproximar o aluno da leitura literária de maneira prazerosa.

A oficina foi ministrada por Irma Galhardo – escritora, cordelista, produtora cultural e contadora de histórias. Mestra em Literatura pela UFT e Mestra da Cultura Popular pelo MinC, é referência na literatura infantil tocantinense, tem nove livros publicados e vários prêmios por editais. É membro da Academia Palmense de Letras no Tocantins, membro correspondente de algumas Academias de Letras do Brasil e já participou oficialmente de Salões do Livro na Suíça e na Itália.