Projeto municipal de pecuária

Dando continuidade ao projeto municipal de pecuária, a Secretaria de Desenvolvimento Rural de Pouso Redondo, Cidasc e Epagri, com o apoio da Cresol, finalizaram o sétimo ano de roteiro com reuniões técnicas nas diferentes regiões do município.

Com a necessidade de que as tomadas de decisões dentro da propriedade sejam as mais assertivas possíveis, este ano, o viés das reuniões técnicas foi ao encontro da organização e planejamento das estratégias de ação na propriedade.

O engenheiro agrônomo Ricieri Verdi, da Epagri, trouxe à tona o potencial da análise de solo na escolha das diferentes fontes de fertilizantes, orgânicos e químicos, aliando o custo e viabilidade de aplicação na base da construção do sistema produtivo com a realidade do momento.

Os médicos veterinários da Secretaria, Fernanda Bortoli e Rodrigo Dalberto, informaram sobre a importância de um protocolo no manejo sanitário dos animais, com rotação de princípios ativos, momento de aplicação e prevenção.

A médica veterinária Karyna Giacomini, da Cidasc, firmou a importância dos exames de animais, principalmente tuberculose e brucelose, para a não contaminação da propriedade e/ou da família.

Diego Weigel, servidor da Secretaria responsável pelo setor de notas de produtor e INCRA, contextualizou e quebrou os paradigmas das notas eletrônicas e demais orientações do setor.

Finalizando, o secretário Luiz Nelson Borghesan formalizou o convite para a 7ª Festa Estadual do Tropeiro e colocou à disposição os serviços disponibilizados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, frisando a importância da emissão das notas de produtor para acesso aos benefícios disponibilizados pelo município e polícias públicas.