Curso Saúde com Agente é concluído

Na tarde desta sexta-feira (27), foi realizada a conclusão do curso Saúde com Agente, de qualificação técnica para as agentes comunitárias de Saúde. Foram entregues materiais e cerificação às 26 agentes que concluíram o curso.

Com duração de 10 meses, o curso foi ministrado pelas enfermeiras Simone Vieira e Graciele Balsan, da Secretaria Municipal de Saúde.

Com a conclusão do curso e a emissão do certificado, as ACS estarão aptas a desenvolver novas atribuições previstas na Política Nacional de Atenção Básica. Entre essas atribuições, destacam-se a aferição da pressão arterial, frequência cardíaca, oxigenação e outras atividades fundamentadas na assistência multiprofissional em saúde da família e no modelo de atenção.

Além disso, as ACS também fornecerão orientação e apoio às pessoas em domicílio para a correta administração de medicamentos de pacientes em situação de vulnerabilidade.

Para a secretária de Saúde de Pouso Redondo, Geruza Lueckmann, este é um momento muito especial. “Ser uma agente comunitária de saúde não é só sobre visitas domiciliares. O papel da ACS vai mais além do que uma simples visita, é saber lidar com as adversidades em cada micro área. É saber lidar com pessoas, informar, é saber escutar e muitas vezes não ser reconhecidos por essas ações”, disse a secretária.

A prefeita Josane da Silva comentou que esta conquista demonstra como as profissionais são capazes de ir além do que imaginam. “Agentes de saúde são nossa porta de entrada, nosso caminho mais curto de comunicação. Parabenizo a todas por buscarem esse conhecimento, a fim de melhorar a cada dia o atendimento” falou a prefeita.