Dia Internacional da Mulher

Neste 8 de março, data que marca a luta das mulheres por igualdade de direitos, vale destacar a importância das políticas públicas, em especial a Assistência Social, como meio para o enfrentamento das desigualdades e violências vividas por mulheres, em especial aquelas empobrecidas, negras, deficientes, que não correspondem à lógica cisheteronormativa, imigrantes.

De acordo com o site do MDS, no programa de transferência do Governo Federal, a ampla maioria dos lares tem uma mulher como responsável familiar. Na folha de pagamento de março de 2023, 81,2% dos benefícios concedidos estão em nome das mulheres. São 17,2 milhões do total de 21,1 milhões de famílias beneficiárias neste mês.

A garantia de uma renda mínima, articulada aos serviços, programas e projetos da Assistência Social, possibilita às mulheres usuárias do SUAS acesso aos seus direitos sociais, construção de redes de apoio, de cidadania e autonomia.

O SUAS e suas trabalhadoras, estão comprometidos com a histórica luta das mulheres e mantêm sua contribuição atuando nos diferentes territórios.

Fonte: https://blog.gesuas.com.br/direitos-da-mulher-e-o-suas/