Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Essa data foi escolhida em razão do crime que comoveu toda a nação brasileira em 1973, o Caso Araceli, em que uma menina de 8 anos de idade foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e cruelmente assassinada por integrantes de uma influente família em Vitória, no Espírito Santo. Apesar de diversas testemunhas e provas, ninguém jamais foi condenado pelo crime.

A intenção é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta de prevenção e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, pois ninguém está livre de ser atingido por essa situação. É preciso formar uma consciência nacional para denunciar e romper com esse ciclo de violência e proteger meninas, meninos e adolescentes brasileiros.

 

COMO DENUNCIAR?

• Conselho Tutelar

• Delegacia de Polícia

• Disque 100

• Polícia Militar, Polícia Federal ou Polícia Rodoviária

 

No DISQUE 100 a ligação é sigilosa e gratuita e funciona 24 horas, inclusive finais de semana e feriados. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de defesa e responsabilização, num prazo de 24 horas.

 

A campanha tem como slogan Faça Bonito – chamando a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil. O símbolo da campanha é uma flor amarela – como lembrança dos primeiros desenhos da infância, além de associar à fragilidade de uma flor com uma criança.